Anúncio publicitário 

Anúncio vinculado a REVISTA REFERÊNCIA INDUSTRIAL DA MADEIRA, edição 236 | Dezembro/2021







Matéria jornalística

Matéria vinculado a REVISTA REFERÊNCIA INDUSTRIAL DA MADEIRA, edição 236 | Dezembro/2021, em parceria com a empresa INDUMEC, confira a matéria na integra abaixo:




SECAGEM EM ALTA

MERCADO DE SECADORES DE LÂMINAS ESTÁ AQUECIDO NO BRASIL E TEM PREVISÃO DE ALTA DEMANDA PARA 2022

          O mercado brasileiro de secadores para produção de lâminas de madeira está crescendo e o setor projeta que pelo menos até 2026 a tendência é que se mantenha a alta procura. Devido à demanda e o aquecimento do mercado, a produção de lâminas para compensado aumentou consideravelmente e os secadores de lâminas passam a ser um gargalo na linha de produção. Eduardo Koller, engenheiro mecânico e diretor da Indumec afirma: “O equipamento reflete a necessidade crescente do mercado em aumentar produção, qualidade do produto final e redução de custo de produção.”

      O secador tem a função de retirar água dos materiais a fim de reduzir a umidade para determinados processos, funcionando para diversos materiais e tem beneficiado e otimizado cadeias produtivas de várias empresas. Para o setor de lâminas e compensados a função básica é retirar essa umidade da madeira. “A umidade é retirada das lâminas de madeira para que possam ser posteriormente coladas em forma de um painel de compensado”, reitera Eduardo.

      VANTAGENS DE USO

      O equipamento é destaque no mercado industrial por otimizar processos. Eduardo Koller frisa algumas vantagens como: “redução da mão de obra, menor movimentação manual das lâminas – que reduz as quebras e trincas, e consequentemente, a qualidade das lâminas, além do melhor controle do processo produtivo e previsibilidade de produção.”

      Dentre os principais benefícios do secador de lâminas estão:

• Possui vida útil longa e muita resistência;

• Design moderno e inovador;

• Otimização do tempo nos processos de fabricação;

• Projeto conforme a necessidade do cliente;

• Produto fabricado com alta tecnologia e modernidade.

      Os fabricantes de lâminas e compensados sabem que um dos processos mais importantes na hora de gerar um compensado de qualidade, é justamente a secagem.

      O processo consiste em, através de um conjunto de rolos transportadores, as lâminas passarem por dentro do maquinário, enquanto jatos de ar quente são direcionados sobre as superfícies superior e inferior das lâminas promovendo a redução da umidade. Para que esse processo ocorra de forma eficiente é necessário um secador de qualidade, produtivo e robusto. “O secador deve ser moderno. Nos secadores Indumec, por exemplo, temos ventiladores centrífugos, que impulsionam o ar através de radiadores, com tubos aletados elípticos, que aquecem o ar, que passa na sequência por um conjunto de funis direcionadores sobre a superfície das lâminas”, detalha Eduardo.

      A Indumec tem como uma das empresas parceiras a Ágil Madeiras, empresa onde instalou um de seus secadores. “O secador da Indumec trouxe um resultado bem significativo na qualidade dos nossos compensados. Antes, não conseguíamos fazer a capa, principal produto dos compensados, depois que adquiri o secador consegui fazer a capa e fazer a secagem da mesma, agregando mais valor ao meu produto final”, comemora Luciana Pegoraro Dal Bosco, fundadora da Ágil Madeiras.

      A empresa sempre procurou atender as necessidades do cliente proporcionando o melhor do compensado, por isso resolveu investir na instalação de mais secadores para justamente atender a alta demanda. A que tudo indica o mercado vem de um histórico que já era positivo e ganhou força devido a tecnologia e inovações implementadas no equipamento, além de suprir a necessidade das demandas de demais empresas. “Para 2022 vamos instalar mais um secador, fizemos ampliações já visando essa necessidade de mais uma implementação”, projeta Luciana.